Aula prática com Pteridófitas: Análise de soros
A Botânica nem sempre é vista com empolgação por parte dos alunos e professores. Apesar de ser um tema bastante agradável de ser trabalhado, ele não desperta constante interesse. Sendo assim, é fundamental a realização de aulas diferentes para chamar a atenção do aluno e tornar o estudo do conteúdo mais prazeroso. Diante da facilidade de encontrar essas plantas e da dificuldade de conseguir estimular os alunos para o estudo desse conteúdo, disponibilizaremos hoje uma metodologia bastante simples para o ensino de pteridófitas. Para essa aula prática Materiais - Uma folha de samambaia com soros ou então uma avenca; - Lâminas de barbear; - Água; - Conta-gotas; - Lâminas e lamínulas; - Lenços de papel; - Lupa; - Microscópio. Inicialmente peça para que os alunos desenhem as folhas das pteridófitas, dando ênfase aos soros, que são conjuntos de esporângios. Nessa etapa da aula, o aluno poderá visualizar o soro com a ajuda da lupa....
que massa
ResponderExcluirObrigada!!
Excluirtop
ResponderExcluirObrigada !!!
ExcluirOs mofos, também chamados de bolores, são espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica. Estes mofos possuem a capacidade de decompor a matéria orgânica.
ResponderExcluirUm tipo de mofo muito comum em nosso dia-a-dia é o bolor de pão. Assim como a maioria dos mofos, o bolor de pão possui um aspecto de algodão.
Com relação à coloração, podem assumir, principalmente, tons esverdeados, azulados, avermelhados ou esbranquiçados.
Alguns tipos de mofos são danosos a saúde humana, como é o caso do bolor de pão e de outros alimentos. Isto ocorre, pois eles estragam e apodrecem os alimentos. Ao comer um alimento (pão, fruta, legume, etc) é sempre importante verificar se o mesmo não se encontra embolorado. Em caso afirmativo, o certo é jogar o alimento no lixo.