Aulas práticas de Ciências com a Professora Beth Souza
ESTRUTURA DO MUSGO
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O Musgo é uma planta avascular, com tamanho inferior a 2cm. Vivem em ambiente úmidos e sombrios. São planas que contém o sistema reprodutor por Gametófito e esporófitos.
A Botânica nem sempre é vista com empolgação por parte dos alunos e professores. Apesar de ser um tema bastante agradável de ser trabalhado, ele não desperta constante interesse. Sendo assim, é fundamental a realização de aulas diferentes para chamar a atenção do aluno e tornar o estudo do conteúdo mais prazeroso. Diante da facilidade de encontrar essas plantas e da dificuldade de conseguir estimular os alunos para o estudo desse conteúdo, disponibilizaremos hoje uma metodologia bastante simples para o ensino de pteridófitas. Para essa aula prática Materiais - Uma folha de samambaia com soros ou então uma avenca; - Lâminas de barbear; - Água; - Conta-gotas; - Lâminas e lamínulas; - Lenços de papel; - Lupa; - Microscópio. Inicialmente peça para que os alunos desenhem as folhas das pteridófitas, dando ênfase aos soros, que são conjuntos de esporângios. Nessa etapa da aula, o aluno poderá visualizar o soro com a ajuda da lupa....
São exemplo de Pteridófita as samambaias e as avencas, comuns nas matas tropicas e muito usadas como plantas ornamentais. As folhas jovens das Pteridófita formam os BÁCULOS, - estruturas semelhantes a cajados, bastões de extremidade curvada. Quando se desenvolvem as folhas jovens crescem e se desenrolam. As Pteridófita mostradas na foto corresponde à fase esporofítica das folhas maduras há estrutura formaduras de esporos, os quais ficam reunidos formando os soros. Os esporos são liberados, e quando germinam, dão origem ao gametófito, que nesse grupo é reduzido e determinado PRÓTALO. Microscopia em HD, aula sobre Pteridófita As Samambaias Pteridófita, Samambaia: Reprodução por esporos Esporos e o Gametófito Masculino Gametófito Masculino
A turma do 7º ano, experimentou uma aula prática com análise microscópica da bactéria que causa o Chulé. Os alunos levaram para casa o roteiro sobre como fazer a cultura das bactérias. Após quatro dias de cultura das basteias em meio orgânico, fizemos a analise no laboratório da Escola, para descobri que tipo de bactéria. Após a analise em microscopia óptica, foram visualizados estrutura de esporo de fungos. Então a amostra do aluno foi contaminada, e houve crescimento de fungos como podemos ver nas imagens. Prática do CHULÉ CHULÉ Interessante é a prática de como produzir chulé. Os pés possuem mau cheiro quando fungos e bactérias crescem em nossa pele. Você lança a questão: Por que temos mau cheiro nos pés? Parte dessa aula prática é realizada em casa. Material: Vidro de boca larga limpo 1 envelope de gelatina incolor 1 colher de chá de açúcar 1/2 xícara de água cotonetes 1 panela meia usada no dia. Procedimento: (em casa) Ferver a água, coloqu...
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